Rádio Dakila...

Musica Popular Brasileira – MPB

MPB radio dakila

O que é MPB?

 

A sigla representa a fusão de dois movimentos musicais no Brasil, a Bossa Nova e ritmos da raiz brasileira. Desta união surgiu a Música Popular Brasileira em 1966.

A princípio a sigla era MPM ou música popular moderna, que denominava qualquer música nova derivada da Bossa, canções tradicionais com toques vindos do Jazz, entre outros. Os primeiros exemplos de MPB foram cantados por Elis Regina, Chico Buarque, Edu Lobo, Vandré, etc. Sendo eles figuras marcadas em festivais de música popular durante as décadas de 60 a 70. Todos os sucessos a partir destes festivais marcaram de vez o surgimento do então conhecido MPB como um estilo musical.

Geralmente o termo MPB sofre com generalizações, sendo facilmente confundido com outros estilos como samba, bossa nova, marchinhas, etc… O que não condiz com o que ele realmente representa.

A base de suas composições utiliza os estilos tradicionais / folclóricos de nossa cultura, usando diversos aspectos dos demais estilos musicais da época para a criação de novas músicas nacionais, que não se enquadravam em nenhum dos gêneros existentes. O MPB possui traços e ligações com todos os estilos musicais, mas se mantendo totalmente diferente.

A música popular brasileira gerou um grande impacto na nação a partir da década de 60, tendo diversas participações em festivais, programas populares de televisão e rádio, sendo rapidamente difundido entre a população. Surgiu e se desenvolveu quando se iniciou o declínio da Bossa Nova, com músicas consideradas “não elétricas”.

Com o tempo, também passou a utilizar aspectos de outros gêneros musicais como o rock, soul, funk e samba. E até hoje é considerado um das principais linhas musicais do Brasil.

A lista de compositores e cantores só cresce, misturando-se entre o novo e o clássico, nomes como: Gonzaguinha; Tom Jobim; Belchior; Cazuza; Marisa Monte; Nando Reis, etc…

Abaixo segue exemplos de grandes Sucessos do MPB cantados pela considerada “velha guarda”:

Elis Regina: Como Nossos Pais; Águas de Março; Romaria; O Bêbado e a Equilibrista; Maria, Maria; Tiro ao Álvaro; Fascinação; Só Tinha que Ser com Você; Velha Roupa Colorida; Cartomante; Casa no Campo; Alô Alô Marciano; Atrás da Porta; Madalena; Aquarela do Brasil…

Tim Maia: Gostava Tanto de Você; Azul da Cor do Mar; Eu Amo Você; Descobridor dos Sete Mares; Primavera; Um dia de Domingo; Me dê Motivo; Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar; Ela Partiu; Essa tal Felicidade; Bons Momentos; Casinha de Sapê; Lábios de Mel…

Milton Nascimento: Canção da América; Caçador de Mim; Paula e Bebeto; Maria, Maria; Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor; Coração de Estudante; Travessia; Cais; Nos Bailes da Vida; Amor de Índio; Nada Será Como Antes; Outro Lugar; Peixinhos do Mar…

Caetano Veloso: Sozinho; O Quereres; Tropicália; Você é Linda; Alegria, Alegria; Você Não Me Ensinou a Te Esquecer; O Leãozinho; Reconvexo; Oração ao Tempo; Sonhos; Nosso Estranho Amor; Dom de Iludir; Sampa; Luz do sol…

Gilberto Gil: Andar com Fé; Domingo no Parque; Se Eu Quiser Falar com Deus; Esperando na Janela; Aquele Abraço; Tempo Rei; Pela Internet; Não Chores Mais; Refazenda; Sítio do Pica-Pau Amarelo; Metáfora; A Novidade; Estrela; Esotérico…

Chico Buarque: A Banda; Apesar de Você; Construção; Cálice; João e Maria; O Que Será; Roda Viva; Pedaço de Mim; Tua Catinga; Geni e o Zepelim; As Caravanas; História de uma Gata; O Meu Amor; Quem Te Viu, Quem Te Vê…

Wilson Simonal: Sá Marina; Nem Vem Que Não Tem; Meu Limão, Meu Limoeiro; Mamãe Passou Açúcar em Mim; Vesti Azul; País Tropical; Está Chegando a Hora; Que Maravilha; A Vida é Só pra Cantar; Zazueira; Aqui é o Pais do Futebol; A Tonga da Mironga do Kabuletê; Os Escravos de Jó…

Ney Matogrosso: Poema; Rosa de Hiroshima; Sangue Latino; Homem com H; Balada do Louco; A Cara do Brasil; Mal Necessário; Tanto Amar; Veja Bem, Meu Bem; Viajante; O Vira; Promessa Demais; Noite Severina; Cavaleiro de Aruanda…

Maria Bethânia: Carta de Amor; Fera Ferida; Brincar de Viver; Oração do Tempo; Gostoso Demais; Eu Preciso de Você; Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar; Canto de Oxum; Pra Rua Me Levar; Depois de Ter Você; Grito de Alerta; Sonho Impossível; Negue; Sonho Meu…

Gal Costa:  Vaca Profana; Baby; Chuva de Prata; Nada Mais; Quando Você Olha pra Ela; Folhetim; Meu Bem, Meu Mal; Modinha para Gabriela; Pra você; Divino, Maravilhoso; Como 2 e 2; Um Dia de Domingo; Cabelo…

Nelson Gonçalves: Naquela Mesa; A Volta do Boêmio; Ronda; Alguém me Disse; Fica Comigo esta Noite; Meu Vicio é Você; Quando Eu Me Chamar Saudade; Castigo; Nem as Paredes Confesso; A Deusa da Minha Rua; Violão; Lembranças; A Flor do Meu Bairro; Cabelos Brancos…

Emilio Santiago: Tudo Que Se Quer; Saigon; Verdade Chinesa; Marina Morena; Flor de Liz; Perfume Siamês; Viagem; Coisas da Paixão; Logo Agora; Brigas; Minha Rainha; Coisas do Coração; Pelo Amor de Deus…

 

Favoritos Rádio Dakila
GAYE - CLIFFORD Radio Dakila
Tin Tin - Radio Dakila
Elis Regina Radio Dakila