Rádio Dakila...

Rock’n’Roll é atitude!

Rock Radio Dakila

Um dos estilos musicais mais populares no mundo, onde as músicas, independente de sua década, continuam atuais e com fãs de todas as idades. O Rock and Roll surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40.

Entre os principais instrumentos utilizados está a Guitarra, pedra fundamental de qualquer banda. Juntamente com a Bateria e contrabaixos (baixo elétrico). Além de instrumentos clássicos como violino, piano, órgão, entre outros. Criando batidas marcantes e levando em suas letras visões do mundo.

O Rock and Roll se tornou muito mais que um estilo musical, influenciou vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Tendo impactos nos setores da moda, nas atitudes de novas gerações, na linguagem, cinema, costumes, etc…

Suas origens vieram da influência e misturas de diversos gêneros como o R&B (Rhythm and blues), Soul, Gospel, Folk, Blues, Boogie Woogie, Country, Jazz, Rockabilly, entre outros. Inclusive, devido a alguns desses gêneros há uma discordância da época em que surgiu realmente o Rock, pois nas décadas 10 e 20, já se ouviam experimentações com jazz, blues e R&B, mas era pouco difundido. Desta forma não existe um registro inicial, onde se pode apontar a primeira música ou disco de Rock and Roll.

O Rock quebrou todas as barreiras e divisões do mundo da música, o que antes era repartido por estilos, técnicas, nacionalidade e até mesmo raças se transformou em UM gênero amplamente alimentado e popularizado pela indústria, o primeiro a conseguir esse feito.

Se o Rock and Roll fosse traduzido ao pé da letra, significaria algo como Rocha e Rolar. Mas na verdade representava uma gíria utilizada por negros norte-americanos no inicio do século XX, referindo ao ato sexual, como “balançar e rolar”. Ele era utilizado em músicas dos ritmos de Blues e R&B, muito antes do Rock surgir de fato. Após a mistura desses ritmos com o Country, através de cantores como Elvis Presley e Bill Halley que o termo Rock and Roll tomou forma como o nome de um estilo novo, amplo e sem preconceitos.

Em letras de Blues do início do século XX, se percebe claramente a conotação que havia a palavra antes do gênero musical. Como exemplo um trecho de Rock me Baby de B. B. King: “Rock me Baby, Rock Me All Night Long… Cause When You Rock and Roll Me, My Back Ain’t Got a Bone”.

Após a década de 50 começou a gerar subgêneros como o Rockabilly, Rock, Soft Rock, Heavy Metal, Hard Core, Rock Progressivo, Punk Rock, Rock Alternativo, Grunge, etc…

O Rockabilly é considerado um rock criado geralmente nos meados dos anos 50, cantados por “brancos”, como Jerry Lee e Elvis Presley. Quando a banda Bill Haley e seus Cometas lançaram a música “Rock Around the Clock”, que foi utilizado no filme “Blackboard Jungle”, o auge do Rock foi finalmente definido. Jovens de todos os lugares se aglomeravam para os verem tocar, colocando o novo gênero no conceito mundial de vez.

O primeiro grande concerto de Rock and Roll foi em 1952, com o “Moondog Coronation Ball”, criado por Alan Freed da rádio WJW de Cleveland. Onde um grande público inter-racial participava, criando um gigantesco impacto cultural. Pois, nesta época existiam grandes protestos contra a segregação negra em escolas e locais públicos. E após o primeiro concerto de Rock all Roll, as barreiras raciais foram quebradas pelo sucesso de mercado, gerando movimentações em diversos países.

O Rock and Roll se tornou muito maior do que a música, transformando a sociedade ao seu redor, influenciando gerações e costumes, ganhando seu lugar eterno na história da humanidade. Abraçando um pensamento diferenciado, uma atitude!

Segue a lista de algumas músicas de Rock and Roll que marcaram:

Rock around the clock de Bill Haley and his comets (1954)
Blue suede shoes de Carl Perkins (1955)
Long tall Sally de Little Richard (1957)
Jailhouse rock de Elvis Presley (1957)
Johnny B. Goode de Chuck Berry (1958)
What’d I say de Ray Charles (1959)
Please please me dos The Beatles (1962)
Satisfaction dos The Rolling Stones (1965)
Foxy lady de Jimi Hendrix (1967)
Stairway to heaven do Led Zeppelin (1971)

 

Favoritos Rádio Dakila
GAYE - CLIFFORD Radio Dakila
Tin Tin - Radio Dakila
Elis Regina Radio Dakila